Banner2


Questionários GEO

 

 Modelo a ser utilizado em casos de avistamentos tipos "1" e "2"


O GEO é uma sociedade civil de pesquisas independente, sem fins lucrativos, que procura concorrer para a solução do enigma O.V.N.I.. O questionário desenvolvido a seguir foi elaborado para que V.Sa. nos possa fornecer, com toda segurança, todas as informações relativas ao fenômeno observado. As prestadas por V.Sa. serão utilizadas como objeto de pesquisas e o seu nome não será divulgado a não ser mediante o seu prévio consentimento. Para sua facilidade, leia com atenção o questionário antes de dar início às respostas.

Aceite nossos sinceros agradecimentos. Se os espaços forem insuficientes para suas respostas, favor usar o verso das folhas deste questionário.

_____________________________________________________________________________________________________________

1. DESCRIÇÃO SUCINTA DO QUE FOI OBSERVADO

 

2. FOCALIZAÇÃO ESPAÇO / TEMPO

Declaro haver observado um fenômeno, por mim não identificado, no dia _____ de ________________________ de _________, às _____ horas e _____ minutos. (Na impossibilidade de uma informação precisa, dizer que aconteceu aproximadamente às _________ horas). Na oportunidade pude observá-lo durante o tempo de _____ horas e ____ minutos. (Na impossibilidade de uma informação precisa, dizer aproximadamente quanto tempo durou o fenômeno: _______________________________).

Estava, naquele momento, no seguinte local:

(mencionar o maior número de dados possíveis: se na cidade, nome da Rua, nº da residência mais próxima, bairro, nome da cidade, etc. // Se no campo, citar o nome da região, da fazenda, sítio, rancho, o nome do proprietário do imóvel, a quantos quilômetros fica o imóvel em relação à cidade mais próxima, e qualquer outro dado que achar importante para facilmente localizar-se o local. Estivesse V.Sa. a bordo de em um avião em vôo, descrever a região e informar, se possível, latitude e longitude ou outros dados localizadores).

 

3. FOCALIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE (GEOGRÁFICA)

Marque com um X a opção que lhe parece correta, para os itens A e B abaixo:

A. Aspectos geográficos reparados:

                                     SIM   NÃO

região montanhosa          ( )    ( )

planície                           ( )    ( )

planalto                           ( )    ( )

litoral                               ( )   ( )

altitude (saberia dizer?) SIM ( )  qual?__________metros.  NÃO ( )

 

B Aspectos meteorológicos reparados:

                                     SIM   NÃO

havia nuvens                   ( )    ( )

chovia                             ( )    ( )

trovoava                          ( )    ( )

fazia calor                        ( )    ( ) 

fazia frio                          ( )    ( )

ventava                           ( )    ( )

saberia dizer a direção do vento?

 

C. Por favor, responda ainda: Se a observação foi diurna, de que lado estava o sol em relação à sua pessoa?

Se noturna e presente a lua, de que lado esta estava em relação à sua Pessoa?

Estrelas eram visíveis?

Na presença de nuvens, saberia dizer se o(s) objeto(s) observado(s) estava(m) em plano inferior ou superior a estas?

 

4. FOCALIZAÇÃO DO FENÔMENO AÉREO OBSERVADO

A. Quantos objetos V.Sa. observou?

B. Descreva a(s) forma(s) do(s) Objeto(s) Voador(es) Não Identificado(s) - (OVNI) por V.Sa.. Era(m) distinta(s)?

C. Faça abaixo, se possível, um desenho do(s) objeto(s) observados:

 

D. Qual o tamanho(s) comparado com um objeto conhecido? (tome a lua ou um outro objeto conhecido qualquer, colocado à distância de 1 (um) braço dos seus olhos, como exemplo):

E. Qual(is) a(s) cor(es) do(s) objeto(s) ou da(s) luz(es) por ele(s) emitida(s)? Sendo possível, consulte um catálogo de cores para maior facilidade.

F. Se mais de um objeto observado, estes voavam em formação? Como? Qual?

G. Foi observado por V.Sa. algum tipo de cauda, rastro ou escape? Qual o tamanho do mesmo comparado com o do objeto em si?

H. SOM. Se ouvido, descreva o som emitido?

I. O(s) objeto(s) parecia(m) sólido(s), fluído(s), opaco(s) ou translúcido(s)?

J. Se o(s) objeto(s) era(m) luminoso(s), dizer se a luz era incômoda à visão, se sua intensidade era uniforme em toda a superfície do(s) objeto(s), ou se variava de intensidade:

K. Seria possível determinar o tamanho real do objeto? Qual era? (compare-o com alguma coisa que lhe é familiar)

L. Quanto à distância entre o(s) Objeto(s) e V.Sa., seria possível determiná-la? Quantos metros (ou quilômetros)?

M. Quanto à(s) velocidade(s) desenvolvida(s) pelo(s) objeto(s): era(m) constante(s)? variava(m)? seria possível mensurá-la(s) ou compará-la(s) a alguma coisa em movimento e que V.Sa. conhece (tipos, as desenvolvidas por um avião, meteoros, satélites, etc.)

 

5. FOCALIZAÇÃO DO RUMO (TRAJETÓRIA) DESCRITO PELO(S) OBJETO(S)

A. O que primeiro chamou a atenção de V.Sa. a observar a presença do(s) objeto(s)? 

B. Qual o ângulo de elevação do(s) objeto(s) quando observado pela primeira vez? Qual era a sua direção?

C. Qual o ângulo de elevação do(s) objeto(s) quando observado pela última vez? Qual era a sua direção então?

D. Descreva, abaixo, o rumo de vôo e manobras do(s) objeto(s). Para facilitar coloque um A no início da trajetória e B no final, indicando quaisquer mudanças de direção efetuadas durante o seu curso.

 

                                                    * A

 

E. Qual(is) era(m) a(s) altitude(s) do(s) objeto(s)? altitude real, se possível:

F. Poderia V.Sa. descrever em que plano voava(m)? (horizontal, ascendente, descendente):

G. De que maneira o(s) objeto(s) desapareceu(ram) de sua vista? (diminuindo, à distância; apagando-se; explodindo; sua vista foi interceptada por um obstáculo qualquer):

 

6. MODO DE OBSERVAÇÃO

A. Descreva de que maneira V.Sa. encontrava-se no momento da observação: ( ) no solo ( ) dentro de um automóvel em movimento ( ) avião em vôo ( ) outro modo______________________________________________.

B. Poderia V.Sa. dizer, caso estivesse dentro de algum veículo em movimento, qual era a velocidade desenvolvida pelo mesmo?

C. Na hipótese de que V.Sa. estivesse a bordo de uma aeronave em vôo, poderia informar a altitude desta? o objeto não identificado estaria em plano superior equivalente ou inferior? Qual a altitude do objeto observado? Por favor, dê mais detalhes.

D. Ainda nesta hipótese, V.Sa. ou o piloto da aeronave comunicou o fato a alguma torre de controle de tráfego aéreo? Caso afirmativo, poderia nos dizer se o controlador também observava ou detectava por radar o(s) objeto(s)?

E. Caso estivesse no solo, seria possível lembrar-se se existia a presença no espaço aéreo em questão de algum outro objeto aéreo, mas reconhecido por V.Sa.? Qual era sua participação em relação ao objeto desconhecido? (perseguia-o, era passivo ao incidente, era perseguido, etc.)

F. Quando observou o fenômeno V.Sa. fazia uso de algum aparelho ótico? (óculos, binóculo, telescópio, luneta, câmera de vídeo, etc.). Observou-o através de vidraça ou parabrisa?

G. Caso V.Sa. estivesse no interior de algum veículo (mesmo avião), poderia nos dizer se o mesmo foi afetado em sua parte mecânica, elétrica ou mesmo em sua pintura? Como? Levou o veículo a alguma oficina autorizada (mecânica ou elétrica)? Onde fica? Qual o nome do profissional que cuidou do veículo?

H. Existe em poder de V.Sa. alguma prova física do ocorrido (algum material deixado ou mesmo fotografia/filmagem)?

I. Na existência de fotografia ou filmagem feita por V.Sa., dizer: fabricante e modelo da máquina; fabricante da lente; marca e tipo da película; velocidade usada; abertura usada; filtro eventualmente usado; responda se foi usado tripé ou um suporte sólido; qual o ângulo da máquina em relação ao solo; em que direção a máquina estava a apontar; informar quaisquer outros dados importantes.

J. Para finalizar, caso V.Sa. estivesse acompanhada quando da ocorrência, poderia nos indicar seus nomes e respectivos endereços?

K. Como não foi possível prever e incluir neste questionário alguns detalhes particulares a cada caso, gostaríamos que V.Sa. nos relatasse, com suas próprias palavras, tudo aquilo que nos possa auxiliar a ter uma idéia mais completa e perfeita do que V.Sa. viu, pensou e sentiu no momento da observação do fenômeno.

 

7. INFORMAÇÕES IDENTIFICADORAS DO OBSERVADOR (C O N F I D E N C I A L)

Nome completo

Nacionalidade

Estado Civil

Profissão

Se é civil ou militar

Data de Nascimento

Endereço Completo (Rua,nº,bairro,cidade,estado,país)

Local e data em que completou o presente questionário:

Assinatura:



Modelo a ser utilizado em casos de avistamentos a partir do tipo "3"


O GEO é uma sociedade civil de pesquisas independente, sem fins lucrativos, que procura concorrer para a solução do enigma O.V.N.I. O questionário desenvolvido a seguir foi elaborado para que V.Sa. nos possa fornecer, com toda segurança, todas as informações relativas ao fenômeno observado. As prestadas por V.Sa. serão utilizadas como objeto de pesquisas e o seu nome não será divulgado a não ser mediante o seu prévio consentimento. Para sua facilidade, leia com atenção o questionário antes de dar início às respostas. Aceite nossos sinceros agradecimentos.

NOTA: ESTE QUESTIONÁRIO DEVERÁ SER DIRIGIDO POR PESSOA TREINADA E RESPONDIDO SIMULTANEAMENTE COM O QUESTIONÁRIO PARA AVISTAMENTOS DO TIPO 1 E 2, DO QUAL PASSARÁ A SER PARTE INTEGRANTE.

Se os espaços forem insuficientes para suas respostas, favor usar o verso das folhas deste questionário. 


1. DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO DE POUSO(S) OU DECOLAGEM(NS)

A. Responda abaixo se V.Sa. observou a ocorrência de pouso do(s) objeto(s) não identificado(s) e como o(s) mesmo(s) se deu(ram)? ou se, quando viu o(s) objetos o(s) mesmo(s) já estavam no solo? 

B. Qual(is) a(s) distância(s) que o(s) mesmo(s), no solo, ficou(aram) em relação a V.Sa.? informe a(s) distância(s) real(ais), se possível.

C. Se estava pousando, saberia dizer se existia sistema de propulsão visível? Como lhe pareceu que o mesmo funcionava?

D. Percebeu algum tipo de ruído? Era semelhante a algum som conhecido? Aumentou ou diminuiu com a manobra de descida?

E. Percebeu algum tipo de escape? Achou que era em virtude da manobra de pouso?

F. Alguma variação de luz(es) ou cor(es) foi(ram) observada(s) durante a aterrizagem? Como V.Sa. observou esse(s) aspectos? 

G. Percebeu algum tipo de base para sustentação (pés, rodas, etc.) no(s) objeto(s)? Quantos? Já estavam visíveis antes do pouso ou foram acionadas para tal? 

H. V.Sa. também presenciou a(s) decolagem(ns) do(s) Objetos? Foram observados alguns dos aspectos acima relacionados (Itens “C” a “G”)?

I. Reparou se no chão ficou(aram) alguma(s) marca(s) do(s) objeto(s)? Descreva os detalhes: 

2. DESCRIÇÃO DE DETALHES DO(S) OBJETO(S)

A. Percebeu algum tipo de janela ou porta? quantas? 

B. Percebeu algum tipo de pintura ou qualquer forma de escrita no(s) objeto(s)? Poderia descrevê-las ou reproduzi-las? Percebeu algum tipo de saliência ou ranhura? Percebeu a existência de alguma antena ou peça semelhante?  Por favor, utilize-se do espaço abaixo para reproduzi-las:

C. Algum(ns) mecanismo(s) do(s) objeto(s) ainda funcionava(m) após a aterrizagem? Poderia descrevê-los? como funcionavam? V.Sa. gostaria de descrever, neste sentido, alguma observação em especial? 

D. V.Sa. poderia fazer um desenho ou moldurar em massa o(s) objeto(s) observados? Podendo desenha-lo(s), utilize-se do espaço abaixo para fazê-lo:

 

 

3. DESCRIÇÃO DO(S) EVENTUAL(AIS) OCUPANTE(S) DO(S) OBJETO(S) OBSERVADO(S) E DE SUAS ATITUDES

A. V.Sa. constatou a presença de algum(ns) ocupante(s) no(s) Objeto(s) observado(s)? Quantos eram? 

B. Poderia, com suas palavras, descrevê-lo(s)? 

C. Poderia tentar reconstituí-lo(s) através de desenho(s)? Utilize-se do espaço abaixo para fazê-lo:

 

 

D. Caso o(s) mesmo(s) não tenha(m) reparado V.Sa. poderia descrever sua(s) ações? O que fazia(m)? 

E. Se a presença de V.Sa. foi reparada pelo(s) mesmos, poderia nos descrever a(s) reação(ões) dos ocupantes, relativamente à sua pessoa? Ficaram inertes? Tentou(aram) algum tipo de contato? Fez ou fizeram algum aceno de mãos? Tentou(aram) a aproximação? Foram simpáticos ou hostis? 

F. Poderia descrever eventuais atos de hostilidade? Como se deram? V.Sa. esboçou ou levou adiante algum tipo de reação?

G. Tentou(aram) levar ou levou(aram) V.Sa. até o interior do objeto que ocupava(m)? Foi mediante convite ou V.Sa. foi levado contra a sua vontade pelo uso de força? Se assim, a força utilizada foi física ou mental? 

H. Se o foi mentalmente, poderia V.Sa. descrever o que sentiu ou interpretou destes comandos? 

I. Emitiam algum tipo de som? Como era(m) a(s) sua(s) voz(es)? estes sons eram compreendidos por V.Sa.? Poderia comparar esses sons com algum outro conhecido por V.Sa.? 

J. Se falavam a mesma língua falada por V.Sa., poderia lembrar-se do que lhe foi dito? 

K. Caso V.Sa. tenha sido levado para o interior do objeto, poderia descrever o seu interior? Conseguia respirar normalmente? Por favor, descreva o maior número de detalhes possíveis: 

L. V.Sa. notou se após estar no interior do objeto este veio a decolar? caso afirmativo, sabe dizer por quanto tempo isso aconteceu? Pôde ver, relativamente ao meio externo, algum lugar? Foi através de alguma janela ou escotilha? Pôde identificar algum local? 

M. O Objeto tinha repartições ou salas distintas? Foi V.Sa. levada para alguma(s) dela(s)? Pôde ver portas? estavam fechadas ou abertas? alguma se abriu ou fechou na sua presença? como foi que se abriram ou fecharam? para tal, foi necessária a intervenção manual de alguém? 

N. Pode observar algum tipo de máquina ou de painéis que lhe chamaram mais a atenção? Pode ver alguma luz interna? De onde vinha a iluminação? Como era? Foi percebida alguma tonalidade ou cor especial na iluminação? Era contínua? era uniforme em todo o ambiente? Ficou às escuras em alguma oportunidade? 

O. Submeteram V.Sa. a exame clínico ou a algum tipo de experimento que não pôde entender? Poderia descrever, passo a passo, o que aconteceu? 

P. Ministraram-lhe algum tipo de droga ( líquida ou sólida), injetável ou por via oral? Passaram algum produto em seu corpo? Se afirmativa a resposta, poderia descrever quais os efeitos sentidos por V.Sa.? 

Q. Use o espaço abaixo para descrever todo e qualquer detalhe que não tenha mencionado em suas respostas anteriores, e que, no entanto, lhe tenham chamado a atenção: 

R. Como se deu o fim de sua experiência à bordo do Objeto? Consegue lembrar-se da forma como saiu do interior do objeto? Houve algum gesto de despedida? houve alguma manifestação de agradecimento? Foi-lhe passada alguma mensagem? Estava lúcido? Não se lembra de como isso se deu? Tente descrever a situação com o maior número de detalhes possíveis: 

S. Sabe dizer durante quanto tempo esteve no interior do objeto? Teve a impressão de que o tempo ali passado foi maior ou menor do que o aparentemente constatado por V.Sa.? 

4. DESCRIÇÃO DAS SENSAÇÕES E EFEITOS PÓS-EXPERIÊNCIA

A. Após a experiência vivida por V.Sa., alguma sensação (orgânica ou psíquica) foi ou está sendo sentida ou notada por V.Sa.? 

B. O seu corpo apresenta ou apresentou alguma marca ou ulceração em decorrência da experiência ou em virtude de ação direta do(s) ocupante(s) do objeto? Sentiu ou vem sentindo algum sintoma que lhe incomode (náuseas, vômitos, etc.)? 

C. V.Sa. submeteu-se a algum exame médico ou internação hospitalar após a ocorrência descrita? Houve algum diagnóstico? Poderia descrevê-lo? Poderia informar o nome e endereço dos profissionais e hospitais envolvidos? 

D. Tem V.Sa. a impressão de que continua obscuro ou que não se lembra de alguma parte do tempo transcorrido durante a ocorrência/experiência? 

E. Caso afirmativa a resposta, estaria disposto ou quer submeter-se à uma seção de regressão, ministrada por especialista? 

F. Aproveite o espaço abaixo para fazer comentários sobre aspectos não abrangidos pelas perguntas anteriormente formuladas: 

 

5. INFORMAÇÕES IDENTIFICADORAS DO OBSERVADOR

Nome completo

Nacionalidade/Estado Civil/Profissão

Se é civil ou militar

Data de Nascimento

Endereço Completo (Rua,nº,bairro,cidade,estado,país)

Local e data em completou o presente questionário:

Assinatura:

 

6. INFORMAÇÕES IDENTIFICADORAS DO ENTREVISTADOR:

Nome completo:

Identificação pessoal junto ao GEO:

Local e data em que concluiu a presente entrevista:

Assinatura:


ACEITE OS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS DO GEO